Desde que fiz o sorteio aqui no blog, algumas pessoas me pedem para fazer um passo a passo. Pensei em diveeeeeeersos temas para fazer um, mas nunca cheguei a uma conclusão e ficou por isso mesmo. Hoje, preparando um bolo para uma amiga, resolvi fotografar a montagem do bolo antes de cobri-lo com pasta americana. Vejo em alguns sites que muita gente tem dúvida de como deixar um bolo lisinho, sem a marcação das camadas nas laterais e acho que esse post vai ajudar. Então, vamos lá?
1. Cortando o bolo: quando eu era criança, sempre via as pessoas abrindo bolo com linha e achava isso o máximo. Desde que comecei a trabalhar com isto aprendi a usar esta técnica para abrir o bolo antes de rechear. Eu usava uma linha de nylon, beeeem fininha, que é ótima, mas uma maneira moderna e mais prática é usar uma faca de serra. É mais fácil porque se você como eu não tem muita habilidade em cortar as coisas, não corre o risco de deixar um lado maior que o outro no bolo, pois com a faca você consegue manter uma linha com mais facilidade.
2. Montagem: cortado o bolo, começa a montagem em si. Para montar, é simples. Forre uma assadeira de lateral alta com plástico. Coloque a primeira camada de bolo e acomode na assadeira. Depois, coloque a camada de recheio até montar o bolo todo. Pronto? Não! Cubra a parte de cima com plástico, coloque um tabuleiro em cima (para prensá-lo) e leve para geladeira. Quanto tempo? Umas duas horas, para o bolo ficar firminho.
3. Cobrindo: Passadas as duas horas, é só tirar o bolo da geladeira. Mas não cubra de imediato. O bolo está gelado e úmido, se você cobrir, provavelmente ele vai começar a "suar" e isto vai fazer com que a pasta americana comece a derreter por dentro, até amolecer, principalmente nas laterais. Então a melhor coisa é esperar o bolo ficar em temperatura ambiente, ainda dentro da forma. Isso leva umas três horas (sim, montar um bolo é demorado mesmo!). Depois de desenformado, você vai ver que ainda sim ficaram algumas irrgularidades, um lado mais alto que outro ou até uma rachadura no meio do bolo. Não se desespere. Você ainda vai cobrir o bolo com glacê para corrigir estas imperfeições. Mas qual glacê? Glacê Real. Sabe aquele que você compra já pronto, é só adicionar águar? Esse mesmo! Bata o glacê no ponto firme (eu prefiro assim) e cubra o bolo, aproveitando para corrigir todas as imperfeições. Conforme você vai passando o glace no bolo vai soltando aquele farelinho, mas é assim mesmo. Fica uma "argamassa". E o bolo fica assim:
Pronto! Agora é só abrir a pasta americana e terminar a modelagem! Como ficou o bolo? Olha ele aí embaixo:
Bolinho de Brigadeiro
Olá!!! Fiz esses bolinhos de brigadeiro para testar e achei que ficaram bem bonitinhos. Não tem recheio, só cobertura, mas como são pequenos, achei suficiente.
Marcadores:
Aniversário,
bolinho,
bolo,
bolo aniversário,
bolo brigadeiro,
brigadeiro,
mini cake,
minibolo,
minibolo brigadeiro
Prá Casar
Meninos e meninas, esse post é dedicado ao casamento! Dois modelos de cupcakes feitos especialmente para esse momento tão especial. Meus preferidos? Os passarinhos, claro! Sou fã número um deles, sempre. Se bem que também adoro os noivinhos....
Marcadores:
Casamento,
cupcake,
cupcake casamento,
cupcake decorado,
wedding cake,
wedding cupcake
Assinar:
Postagens (Atom)