Natt Quinquiolo: Passo a Passo

Passo a Passo

Desde que fiz o sorteio aqui no blog, algumas pessoas me pedem para fazer um passo a passo. Pensei em diveeeeeeersos temas para fazer um, mas nunca cheguei a uma conclusão e ficou por isso mesmo. Hoje, preparando um bolo para uma amiga, resolvi fotografar a montagem do bolo antes de cobri-lo com pasta americana. Vejo em alguns sites que muita gente tem dúvida de como deixar um bolo lisinho, sem a marcação das camadas nas laterais e acho que esse post vai ajudar. Então, vamos lá?

1. Cortando o bolo: quando eu era criança, sempre via as pessoas abrindo bolo com linha e achava isso o máximo. Desde que comecei a trabalhar com isto aprendi a usar esta técnica para abrir o bolo antes de rechear. Eu usava uma linha de nylon, beeeem fininha, que é ótima, mas uma maneira moderna e  mais prática é usar uma faca de serra. É mais fácil porque se você como eu não tem muita habilidade em cortar as coisas, não corre o risco de deixar um lado maior que o outro no bolo, pois com a faca você consegue manter uma linha com mais facilidade.


2. Montagem: cortado o bolo, começa a montagem em si. Para montar, é simples. Forre uma assadeira de lateral alta com plástico. Coloque a primeira camada de bolo e acomode na assadeira. Depois, coloque a camada de recheio até montar o bolo todo. Pronto? Não! Cubra a parte de cima com plástico, coloque um tabuleiro em cima (para prensá-lo) e leve para geladeira. Quanto tempo? Umas duas horas, para o bolo ficar firminho.




3. Cobrindo: Passadas as duas horas, é só tirar o bolo da geladeira. Mas não cubra de imediato. O bolo está gelado e úmido, se você cobrir, provavelmente ele vai começar a "suar" e isto vai fazer com que a pasta americana comece a derreter por dentro, até amolecer, principalmente nas laterais. Então a melhor coisa é esperar o bolo ficar em temperatura ambiente, ainda dentro da forma. Isso leva umas três horas (sim, montar um bolo é demorado mesmo!). Depois de desenformado, você vai ver que ainda sim ficaram algumas irrgularidades, um lado mais alto que outro ou até uma rachadura no meio do bolo. Não se desespere. Você ainda vai cobrir o bolo com glacê para corrigir estas imperfeições. Mas qual glacê? Glacê Real. Sabe aquele que você compra já pronto, é só adicionar águar? Esse mesmo! Bata o glacê no ponto firme (eu prefiro assim) e cubra o bolo, aproveitando para corrigir todas as imperfeições. Conforme você vai passando o glace no bolo vai soltando aquele farelinho, mas é assim mesmo. Fica uma "argamassa". E o bolo fica assim:



Pronto! Agora é só abrir a pasta americana e terminar a modelagem! Como ficou o bolo? Olha ele aí embaixo:

12 comentários:

  1. Natt eu li seu post mais fikei com duvida numa coisa. Soh da pra usar glace real antes de cobrir com a pasta? Posso usar outra cois no lugar?

    ResponderExcluir
  2. Oi parabéns pelo blog. Adorei a dica de como cobrir o bolo e tenho uma sugestão pro proximo passo a passo. podia ser sobre o dia das mãe, que tal? Bju

    ResponderExcluir
  3. Oi Claudia, você pode usar também doce de leite ou geleia de frutas, mas sem pedaços. Eu já usei, mas sempre aviso o cliente pois mesmo sendo em pouca quantidade, algumas pessoas sentem o sabor e isso pode não agradar a todos. Beijo e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  4. Rezinha, gostei da sugestão. Vou pensar em alguma coisa para o Dia das mães! Beijo e obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  5. Oi Natt muito legal seu blog. Queria saber como vc faz pra cobrar um bolo. é por peso ou por tamanho?

    ResponderExcluir
  6. Ola,
    Adorei seu blog, já estou te seguindo. Passa lá no meu cantinho pra me visitar. Abraços

    ResponderExcluir
  7. Oi Anna Mara, eu cobro meus bolos por trabalho. Cada bolo tem um preço, pois depende da decoração que o cliente escolhe. Algumas são simples outras muito complicadas, então prefiro cobrar de acordo com o bolo. Claro que uso uma tabela de base para poder nivelar os preços, e esta eu faço por tamanho. Espero ter ajudado e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  8. Oi Marjorie, passei no seu blog. O que é aquela casquinha de tilápia? Não conhecia ainda! Vou testar a receita com certeza. Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  9. Oi Claudia Adorei seu Blog !
    Claudia, Após passar o glacê real, em seguida já posso colocar a pasta americana ?
    ou tenho que deixar o glacê enxugar um pouco ?

    ResponderExcluir
  10. Oi Anônimo, tudo bom? Acho que você confundiu os nomes, eu sou a Natália =DDD
    Você pode colocar a pasta logo depois de passar o glacê, até porque se esperar muito, o glacê seca, fica durinho e a pasta não "cola" tão bem. Que bom que você gostou do blog! Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  11. Oi Natt gostei do seu blog, amo fazer bolos e sempre to atenta as dicas de todos, agora também vou te seguir passa la no meu pra fazer uma visitinha, um abraço. Ligia Souza.

    ResponderExcluir
  12. como eu posso secar a pasta americana quando fica úmida,ja no bolo ? eu uso o que pra secar? porfavor me ajude desde já agradeço valeu

    ResponderExcluir